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Ouvidoria

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Regulamento

CAPÍTULO I – DA OUVIDORIA DE ALUNOS

Art 1º A Ouvidoria de Alunos do Centro Universitario Ítalo Brasileiro é um elo ou facilitador de processos, um instrumento de comunicação entre as comunidades internas e externas e os gestores dos diversos órgãos que compõem sua estrutura organizacional. Art 2º Os objetivos da Ouvidoria de Alunos do UniÍTALO são: I – Estimular a efetiva participação de Alunos, Familiares e Representantes da Comunidade no processo de melhorias contínuas, pois todos representam de maneira significativa à formação de opinião da imagem da Instituição. II – Interagir com todos os setores do UniÍTALO na busca de otimização da qualidade de seus serviços, com o objetivo de torná-los mais eficazes, cuidando do compromisso ético da Instituição. III – Acolher, analisar, encaminhar e dar devolutiva das sugestões, insatisfações, consultas e elogios dos Alunos, seus Familiares e Representantes da Comunidade. IV – Estreitar os relacionamentos de uma comunicação organizacional aplicada na reflexão dos fluxos das informações e tornar-se um agente de transformação, constituindo uma rica fonte de informações para a realimentação do sistema acadêmico.

CAPÍTULO II – DO CARGO DE OUVIDOR E DE SUAS ATRIBUIÇÕES

Art 3º O cargo de Ouvidor e a própria Ouvidoria estão ligados à Reitoria. Art 4º O Ouvidor do Centro Universitario Ítalo Brasileiro tem as seguintes atribuições: I – Receber demandas – sugestões, insatisfações, consultas e elogios provenientes dos Alunos, seus Familiares e Representantes da Comunidade. II – Encaminhar aos setores pertinentes às solicitações para que possam: a) No caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção; b) No caso de insatisfações: explicar o fato, corrigí-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro; c) No caso de consultas: responder as questões dos solicitantes; d) No caso de elogios: conhecer os aspectos positivos e admirados do trabalho. III – Transmitir aos solicitantes, no prazo máximo de cinco dias úteis, contados do recebimento da resposta do reclamado, as posições das unidades envolvidas. IV – Manter permanentemente atualizadas as informações e estatísticas referentes às suas atividades. V – Sugerir às instancias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição. VI – Retornar a sugestão, quando aceita pela unidade, mas não realizada.

CAPÍTULO III – DOS REQUISITOS PARA O CARGO DE OUVIDOR

Art 5º O cargo de Ouvidor do Centro Universitário Ítalo Brasileiro exige os seguintes requisitos: I – Ter Curso Superior completo. II – Possuir capacidade par assumir as funções previstas, envolvendo responsabilidade, discrição e organização. III – Ter desenvoltura para se comunicar com as diversas unidades da Instituição. IV – Ser sensível para compreender os problemas dos solicitantes e, ao mesmo tempo, as limitações das unidades.

CAPÍTULO IV – INSTRUMENTOS

Art 6º Na Ouvidoria, as pessoas são atendidas pessoalmente, mediante agendamento por e-mail ( ouvidoria@uniitalo.br ), também disponível o link OUVIDORIA, constante no site http://www.uniitalo.br.

CAPÍTULO V – DOS USUÁRIOS

Art 7º A Ouvidoria pode ser utilizada: I – Por Alunos, Familiares e Representantes da Comunidade. Parágrafo único A Ouvidoria não atende a solicitações anônimas, garantindo, no entanto, a confidencialidade e privacidade sobre o nome e os dados pessoais dos usuários.

CAPÍTULO VI – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art 8º O presente Regulamento entre em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Universitário – CONSU e Portaria UniÍTALO nº 00133/09/PO de 10 de Agosto de 2009, revogando as disposições em contrário.

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