×

Participe do
Processo Seletivo 2016.2

Veja como é fácil:



Thumb

Pós-Graduação em Escola Austríaca

O curso:

É cada vez maior, no mundo todo, o crescimento da chamada Escola Austríaca de Economia, cujas ideias centrais fundamentam-se na defesa do liberalismo e na demonstração de sua superioridade em relação a outros sistemas político-econômicos, como o socialismo e o intervencionismo. Apesar de ainda não fazer parte do mainstream acadêmico, a Escola Austríaca não é mais uma completa desconhecida, tendo representantes em importantes universidades nos EUA e na Europa (cite-se, por exemplo, os programas de Mestrado e Doutorado em Escola Austríaca da Universidade Rey Juan Carlos, em Madri, Espanha, conduzido há alguns anos pelo professor Jesús Huerta de Soto, o da Universidade Francisco Marroquin, na Guatemala, dirigido pelo professor Gabriel Calzada e o da George Mason University, nos Estados Unidos, coordenado pelo professor Peter Boettke). No Brasil, a Escola Austríaca vem ganhando mais atenção desde o ano de 2008, após a criação do Instituto Ludwig von Mises Brasil, que difunde as ideias dessa escola de pensamento de diversas formas: publicação diária de artigos, em seu site na internet, à luz da doutrina "austríaca" (destacam as traduções de textos clássicos e contemporâneos de expoentes da Escola Austríaca, como Mises, Hayek, Kirzner, Rothbard etc.); realização de conferências (até hoje foram realizadas quatro, sempre com a presença de palestrantes estrangeiros de renome, como Hoppe, Block, Rockwell, Woods etc.); oferecimento de cursos on line e publicação de livros. Merece destaque também o referido instituto já possuir uma revista acadêmica semestral que, em cada volume, desde 2013 publica vários artigos referenciais sobre Direito, Economia e Filosofia à luz dos ensinamentos da Escola Austríaca - Mises: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia, que já está na quarta publicação. O diferencial deste Curso de Pós-Graduação em Escola Austríaca é que será o primeiro desse tipo em língua portuguesa, com um corpo docente altamente qualificado e especializado nos ensinamentos dessa escola de pensamento econômico. Outro ponto distintivo desse curso é a sua multidisciplinariedade, já que ele será dividido em módulos que abrangem matéria relacionadas a Economia, Direito, Filosofia e Ciência Política. Vale destacar que todos os professores possuem doutorado e/ou mestrado nas suas respectivas áreas e já publicaram trabalhos e/ou ministraram aulas sob a temática da Escola Austríaca, no Brasil e no exterior.

A quem se destina:

Graduados em curso superior. A data de finalização do curso de graduação deverá ser anterior à data de início das aulas.

Competências:

Habilitar os alunos, através de uma visão multidisciplinar, a um melhor desenvolvimento técnico de suas atividades, permitindo-lhes aplicar os ensinamentos da Escola Austríaca na sua respectiva área de atuação profissional/acadêmica.

Edital:

Clique aqui para visualizar o Edital do Curso

Matriz curricular

Disciplinas Carga horária
A Escola Austríaca: fundamentos e princípios essenciais 20
Origem e evolução histórica e Escola Austríaca 20
Metodologia da economia e praxiologia 20
O Mercado como um Processo 20
O Problema do Cálculo Econômico no Socialismo 20
A crítica austríaca ao intervencionismo 20
Escola Austríaca e liberalismo I: individualismo e coletivismo 20
Teoria do capital 20
Teoria política austríaca do intervencionismo 20
Teoria monetária 20
Teoria austríaca dos ciclos econômicos 20
Direito e Economia: a posição da Escola Austríaca sobre antitruste, regulação e propriedade intelectual 20
Escola Austríaca e liberalismo II 20
Escola Austríaca e liberalismo III: Sociedade, Direito e liberdade 20
A democracia segundo a Escola Austríaca 20
Constituição e liberdade: uma visão liberal sobre os direitos fundamentais 20
Políticas públicas segunda a Escola Austríaca e a teoria da escolha pública 20
A Escola Austríaca no século XXI: desafios e perspectivas 20
Metodologia da pesquisa/TCC 40
X

Inscreva-se já!

*caso não esteja trabalhando, sinalize.